Friday, April 13, 2007

Hola de Bilbao

Olá gajos e gajas. como estao?

Gostava de contar vos um pouco como está a ser esta experiencia.

Estou no País Basco. ETA, sabem? Nao tem nada a ver! O País Basco é fixe, chove, faz sol, frio, mudancas climáticas bruscas. É uma espécie de clima tropical.

Vivo com um Frances e com uma italiana. Tenho feito imensos amigos por aqui, mas nao muitos bascos já que os bascos sao super simpaticos mas um pouco cerrados. Em Bilbao fala se castelhano mas tudo está escrito e em outras cidades do pais basco fala se euskera, que é a lingua mais antiga da europa, nao tem origem latina e afinal ninguem sabe a origem. Ah e nao se entende nada, nem uma palavra. Parece hungaro.

O meu projecto iniciou se 4 dias depois de ter chegado. Estou num centro de dia e como monitor num clube de tempo livre de doentes com esquizofrenia, uma doenca cronica, recorrente, invasiva e muito grave. Os doentes sao fantásticos, muito vulneraveis, sofridos mas super boas pessoas. Alguns, mesmo medicados, tem alucinacoes terriveis. Devem ser, ao todo, aí uns 50 doentes Os monitores também sao fantásticos, ajudam me imenso.

O que faco? Vou ao cinema, vejo filmes, monitorizo actividades manuais, jogo ao monopolio, ajudo em actividades informaticas com os doentes, faco montes de excursoes, passeios, futebol, piscina. Vou conhecer grande parte do pais basco com este projecto e muitas vezes nao estou efectivamente em Bilbao. Na realidade o meu projecto é notavelmente precioso. As pessoas sao fixes, os monitores tb, as actividades tb, os doentes tb.

Gostava de falar melhor espanhol, de forma fluente e perfeita, penso que isso também é importante.

tenho conhecido bues italianos aqui, alguns brasileiros, marroquinos, e tenho feito relacoes com sve's de outros paises como macedonia e holanda, noruega, etc.

Vivo com uma italiana, simpatica, sociavel e com um frances. A minha relacao com eles está mais ou menos boa. Digo isto prque penso que naotemos nada a ver pra falar a verdade. Toda a gente de fora acha isso. Eles tem 19 anos (eu 24). Pode parecer que nao é importante mas é. Já tivemos conflitos por coisas estupidas, foi falado. Melhor agora

Espanha de um modo geral é fantastico porque isto é o centro internacional do divertimento. espanha tem todos os ingredientes para ser divertida.

depois conto vos mais, agora estou a trabalhar

Bjs e abracos guapos e guapas

No comments: