Tuesday, August 14, 2007

PERMAnente agriCULTURA - PERMACULTURA

Hoje é o primeiro dia do Curso de Permacultura de Agosto.

Há quem venha de longe, de propósito para aprender com um dos "mestres" que cá vai ministrar grande parte dos conteúdos, Joe Polaischer.

Há outros professores igualmente competentes, mas nao tao conhecidos. Os participantes chegam sorridentes, cheios de energia e curiosidade. Aproveitam para conhecer as redondezas, enquanto esperam o início do programa oficial. Alguns aventuram-se pelo Castelo de Riegersburg, outros pela floresta, outros pela propriedade.

Entre uma chávena de chá de ervas do jardim e uma fatia de bolo caseiro, uma mulher pergunta-me de onde venho, exactamente. Fervilha dentro de mim um patriotismo que ganhei ao viver fora do país: Portugal - respondo, com a pronúncia coerentemente portuguesa. "Ah, a sério? Eu falo portuguEs!" - abre-se-lhe o rosto, movendo os lábios com tonalidades brasileiras. Loretta tem México e Perú no sangue. Viveu no Brasil por um ano, onde aprendeu a beleza da nossa língua. Vive agora em Frankfurt, e diz gostar de viver na Alemanha, onde espera poder aplicar alguns conhecimentos que aqui adquirirá. Ah..É bom ouvir um BOM DIA à boca cheia, de manha, nestas palavras tao fortes, tao mar, tao dentro de mim.

Mais tarde, é a vez de Joe P. me perguntar o mesmo. Diz que já esteve em Portugal, no sul, mais nos Algarves e Madeira. Nao admira, este homem é um viajante, sempre em busca de mais e melhores técnicas na área da sua arte, a Permacultura. Fala-me de Sepp H., que tem estado em Portugal nos últimos anos, a colaborar em vários projectos. E confessa que apesar de gostar de partilhar o seu conhecimento, po-lo à prova, esticá-lo até nao poder ser melhor (o que nunca é defiitivo, pois claro), a hora agora é para se estabelecer na Nova Zelandia, na sua Rainbow Valley Farm, onde continuará a "dar" o que melhor tem, contribuindo directa e indirectamente para um mundo mais consciente, consequente, justo e suficiente (interpretar "suficiente" no contexto da auto-suficiencia, distribuiCao equitativa dos materiais e utilizaCao inteligente dos mesmos, o que envolve consciencia e vontade de aplicá-la em coerencia).

Estao a planear fazer um WC de compostagem, num workshop incluído no curso. Para além disto, muito mais coisas interessantes, como a técnica de contruCao a Strawbale. Também eu estou curiosa com tudo o que aqui se passará.